JuaRock: festival de Heavy Metal no Cariri divulga programação completa; conheça as bandas
04/03/2020 | Por

Depois da última edição do Metal Cariri Alliance (MCA), festival que reuniu várias bandas nordestinas em novembro de 2019, a região do Cariri volta a receber mais um evento para fãs de heavy metal. No dia 4 de abril, no Raul Rock Bar e Café (Av. Virgílio Távora, 950) em Juazeiro do Norte, vai acontecer o JuaRock. Ingressos custam R$ 15 e já estão disponíveis no próprio Raul Rock Bar e também no Porão Rock (R. Carlos Gomes, 441). Para a primeira edição a MCA Produções confirmou três bandas. 

Cartaz oficial da primeira edição do JuaRock. (Foto: Divulgação)

A Red Razor, natural de Florianópolis (SC), vem em turnê pelo nordeste e se apresentará no Cariri pela primeira vez. Outra estreante na região é a Viollen, de Fortaleza, que segue na divulgação do seu EP Legacy of Hate. E com mais de 25 anos de carreira, e também representando a cidade de Juazeiro do Norte, a Glory Fate completa o line up do evento divulgando o Vol. IV, seu novo disco de inéditas. Enquanto que os caririenses trazem um heavy metal em sua linhagem mais tradicional, bem na linha do que os britânicos fizeram nos anos 70 e 80 com o movimento da New Wave of British Heavy Metal, a Viollen e a Red Razor chegam com suas propostas mais pautadas no thrash metal, uma vertente mais rápida e agressiva do estilo. Conheça um pouco as bandas.

Viollen

A Viollen é uma banda fortalezense de thrash metal formada no início de 2006 pelos antigos membros Marcelo (guitarra/vocal), Idemar (baixo) e Romário (bateria). O nome da banda vem de “Violent Sing”, que na época ia batizar o grupo, mas para tentar simplificar a pronúncia os membros optaram por deixar apenas como Viollen. 

Em 2008 a banda entrou em um hiato, deixando suas atividades incertas até 2009, ano em que Marcelo decidiu retomar a banda ao lado de Idemar e mais dois amigos, Edin e César, o primeiro como vocalista e o segundo como baterista. Com a formação consolidada como um quarteto, a Viollen passou pela sua primeira mudança na formação. O baixista Idemar deixa a banda e passou o posto do instrumento para Edin, que além de tocar baixo, também passou a cantar na banda. Dessa maneira, a banda voltou a ser um power trio, com César na bateria e Marcelo na guitarra. 

Três anos depois, em 2012, a Viollen passou por mais uma pausa até que, em 2015, Edin assumiu a frente da banda e chamou Ítalo para o posto de guitarrista. César continuou como baterista e essa foi a formação que deu à banda uma pequena notoriedade dentro da cena metal de Fortaleza. Em 2016, Edin decidiu seguir apenas como vocalista e chamou James para assumir o baixo. “Nessa época nós iniciamos as gravações em estúdio do nosso primeiro EP, mas infelizmente Ítalo precisou deixar a banda e aí chamei Cassiano para assumir a guitarra”, relembra o vocalista Edin Freitas. 

Depois de alguns ensaios com a nova formação, a banda retornou ao estúdio para finalizar as gravações do seu primeiro e até então único trabalho, o EP Legacy Of Hate, lançado em maio de 2018. De lá pra cá a banda o vem divulgando por todo o Ceará, e no dia 4 de abril, visitará Juazeiro do Norte pela primeira vez para tocar na primeira edição do JuaRock.

DISCOGRAFIA:
Legacy of Hate EP (2018)

Formação Atual:
Edin Freitas – Vocal
Cassiano Vagner – Guitarra
James Morrison – Baixo
César Sousa – Bateria

Facebook | Instagram: viollen_fortahell

Glory Fate

A Glory Fate é uma das bandas mais conhecidas da região do Cariri, sendo formada em 1992, na cidade de Juazeiro do Norte, num período em que a região começava a revelar algumas bandas autorais. No começo o grupo tocava com o nome de StormBringer, sendo a primeira com a proposta de tocar heavy metal tradicional no interior do Ceará. 

Até 1994 a banda praticamente era a única do estilo no Cariri, chegando a tocar em exposições do Crato, festas de Barbalha e em outras cidades como Iguatu e Milagres. Em 1998 a banda precisou mudar o nome devido à exigência de outras duas bandas homônimas. Nessa época, Juazeiro do Norte já era um nome forte na lista de grandes centros do heavy metal nordestino, com bandas como Krisiun e Nervochaos vindo tocar na região. “Era uma época animada, onde havia uma grande galera unida que ia aos shows e apoiava as bandas. Todos estavam lá para gritar e agitar durante os shows, que aconteciam em locais de fácil acesso como a Iguatemi, ou mesmo em lugares obscuros como uma tal de Brasília Casa de Shows ou mesmo o antigo Jackson, no bairro Pio XII”, relembra o guitarrista Michel Macedo. 

Dos anos 90 aos dias atuais, a Glory Fate lançou três discos, tendo seu último trabalho lançado na Europa por um selo português. Em 2020 irão lançar o “Vol. IV”, quarto disco de inéditas do grupo caririense. A banda tem como influência o heavy metal tradicional oitentista e suas letras são em inglês, onde abordam temas como mitologia, literatura e elementos medievais. A Glory Fate também já abriu shows importantes do cenário nacional e internacional como Sepultura, Andre Matos, Titãs, Cássia Eller, Krisiun, Nervochaos, Kiko Loureiro, Harppia, Torture Squad, Soulspell, Zack Stevens (Savatage) e entre outros.

DISCOGRAFIA:
Tears of Freedom (2000)
Bad Moon  Rising (2004)
Ride On The RollerCoaster (2012)

Formação Atual:
Marcos Antônio (Markim) – Vocal
Michel Macedo – Guitarra
Alex Melo – Baixo
Kassio Soares – Bateria

Facebook | Instagram: glory_fate

Glory Fate, de Juazeiro do Norte. (Foto: Divulgação)

Red Razor

Criada com o objetivo de mostrar que Florianópolis não possui apenas boas praias como atração, a Red Razor começou os seus trabalhos em 2011, na cidade de Florianópolis, com a proposta de tocar um thrash metal old school influenciado pelos anos 80. Na época a banda foi fundada por Fabricio Valle, Felipe Ferreira, Leonardo Correa e Leonardo Ripol, mas desses quatro, apenas Fabricio continua na banda até hoje.   

Desde o início a banda sempre prezou pela liberdade de escrever músicas que refletissem sua forma de pensar e as causas em que acreditam, trazendo a tona, assuntos que vão de política até problemas sociais, sem abrir mão do bom humor e do respeito pelo underground. O profissionalismo e o ótimo trabalho realizado no EP Shark Attack (2013), e nos dois discos, Beer Revolution (2015) e The Revolution Continues (2019), fizeram a banda ficar conhecida em todo o país. Além disso, os materiais lançados também renderam prêmios a banda catarinense. “O nosso primeiro disco, o Beer Revolution, esteve no top 10 de diversos veículos da imprensa nacional. E a revista alemã Rock Hard nos elegeu como banda independente do mês de março de 2019”, comenta Fabricio Valle, guitarrista e vocalista da Red Razor. 

Em 2019, com o segundo disco The Revolution Continues, a banda contou com a participação de Daniel Rosick na guitarra e Alexei Leão na mixagem e masterização. Além do tradicional thrash metal, o grupo também incorporou influências do death metal e outros estilos. A faixa Born in South America mostra bem a chegada destes novos elementos. No dia 4 de abril a Red Razor irá tocar pela primeira vez no Cariri. 

DISCOGRAFIA:
Shark Attack EP (2013)
Beer Revolution (2015)
The Revolution Continues (2019)

FORMAÇÃO:
Fabricio Valle (Voz/Guitarra)
Daniel Rosick (Guitarra)
Gustavo Kretzer (Baixo)
Igor Thiesen (Bateria)

Facebook | Instagram: redrazorthrashmetal
bandcamp: redrazor.bandcamp.com

Red Razor, de Florianópolis (SC). (Foto: Divulgação)

Serviço
JUAROCK
Onde: Raul Rock Bar e Café (Av. Virgílio Távora, 950, Aeroporto – Juazeiro do Norte)  
Quando: 4 de abril (sábado)
Pontos de venda: Raul Rock Bar e Café (Av. Virgílio Távora, 950, Aeroporto – Juazeiro do Norte) e Porão Rock (R. Carlos Gomes, 441 – Centro, Juazeiro do Norte
Ingressos: a partir de R$ 15

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
Murilo Merici, mais conhecido pelo nome artístico G’zuis, é um cantor e instrumentista paulista de 18 anos, que já possui um nome conhecido na...
Banda está preparando material novo e planeja fazer o lançamento também em vinil...
Gandhi Guimarães falou sobre o seu projeto, o Rolê Fotográfico, e também abordou como...
Cobertura completa do show do Amon Amarth e Powerwolf em Fortaleza...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: The user has not authorized application 1332798716823516.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 458
Please refer to our Error Message Reference.