Ghost | Entenda a proposta da banda
12/08/2019 | Por

Nesse texto quero abordar com você, caro leitor, um assunto que venho pensando ao longo dos meses, mas nunca sequer vi alguém falando sobre aqui nesse vasto mundo que é a internet (com exceção do saudoso Gastão Moreira, do canal Kazagastão).

Hoje quero falar sobre a polêmica e controversa banda sueca Ghost, formada em 2010 e que divide opiniões quanto aos admiradores da musica pesada, em que uns dizem ser uma banda pop travestida de metaleiros, outros percebem sua nítida influencia no som setentista, mas poucos falam sobre tais influencias. Caso você desconheça alguma das bandas que citarei aqui, as escute antes de ouvir, pois assim você terá o background ideal para compreender que não se trata de uma banda de musica pop que tenta se vestir como uma banda de Black Metal norueguesa noventista.

Então pegue um guaraná grandão, aquela pizza fria do role de ontem e se prepare para essa viagem pela música que você provavelmente não conhece, caso diga algum dos argumentos citados anteriormente!

 

  1. KISS

Provavelmente a mais famosa da lista, o Kiss surge em meados dos anos 70, trazendo um som animado, festivo e com algo extra: Maquiagens e espetáculos ao vivo. Tais espetáculos tinham como principal mente o baixista e, as vezes, vocalista Gene Simmons, que adota o personagem The Demon (O Demônio) para suas performances ao vivo com uma maquiagem que muito provavelmente inspirou bandas de Black Metal. Tudo isso sem sequer tocar metal! A música God of Thunder (Destroyer, 1976) é onde todo esse isso fica muito nítido!

 

2. ALICE COOPER

Um dos meus favoritos nessa lista, Cooper trazia os shows mais teatrais e assustadores possíveis. O uso de elementos do terror e do medo, junto de um som bem acessível, mostram toda a influencia que essa banda e o vocalista tiveram para com Tobias Forge. Depois de um hiato, Cooper passou a adicionar metal nas suas músicas, mas no inicio eram composições psicodélicas, um pouco progressivas e muito teatrais.

3. COVEN

A imagem acima pode te remeter a uma banda de Black Metal, provavelmente do Leste Europeu, dos anos 90 ou 2000, mas na verdade é Jinx Dawson, vocalista da banda Coven! Uma das (se não a) primeiras bandas a misturar satanismo e ocultismo no Rock. Formada nos EUA, a banda nos traz um rock progressivo muito mais pesado que o convencional, com destaque para a voz poderosíssima de Jinx e certas coincidências com o Black Sabbath que valem uma matéria a parte.

4. CANDLEMASS

Provavelmente a única banda oitentista na lista, o Candlemass traz o embrião do Doom Metal, com sonoridade e temáticas góticas, macabras e soturnas, com os vocais tenóricos e fortes de Messiah Marcolin (que quase foi vocalista do Ghost no inicio do conjunto), mostrando algo sombrio, porém longe do metal extremo.

 

5. KING DIAMOND/ MERCYFUL FATE

Vou considerar a carreira solo do King nesse item, pois tanto a temática quanto a sonoridades se mantiveram quase iguais, mesmo após a transição.

A banda nos apresenta uma mescla de Heavy Metal, Shock Rock e Doom Metal (ainda em fase embrionária), com os marcantes e icônicos vocais de King, que varia de um estilo mais agonizado até o falsete mais agudo, sempre com temáticas satânicas, historias de terror (algumas baseadas em fatos reais) e um conceito macabro que circunda cada disco, criando toda uma historia por traz da obra.

 

6. BLACK SABBATH

Desnecessário dizer o quão influente o Sabbath foi para absolutamente TODAS as bandas de metal pós 1970. As temáticas, riffs, capas, tudo hoje é inspirado no que foi feito por Ozzy e companhia nos anos 70.

7. BLUE OYSTER CULT

Agora chegamos na banda que provavelmente é a maior influencia do Ghost, depois da próxima, em termos musicais. O Blue Oyster Cult traz algo mais soturno, sombrio, calmo e ao mesmo tempo tenso, sem necessariamente falar de ocultismo, mas abordando temas sombrios e com um som que em muitos momentos (principalmente no vocal) lembram a banda de Tobias Forge.

8. THE CRAZY WORLD OF ARTUR BROWN

Arthur Brown é uma figura pouco conhecida no rock atual, porém essa espécie de Ney Matogrosso do Shock Rock inglês, trazendo pela primeira vez (ao menos que pude pesquisar) uma maquiagem cadavérica, chapéus em chamas e roupas fantasmagóricas. Destaque para a banda que o acompanha, claramente uma influencia para a criação dos Nameless Ghouls na injustiçada banda sueca.

Toda a postura de palco, estilo musical e conteúdo lírico de Arthur Brown foram de extrema influencia não só para o Ghost, como também para Kiss, Bruce Dickinson, Alice Cooper, Marlyn Manson, entre outros.

 

Agora que você conhece as principais influencias do Ghost, espero que perca um pouco do preconceito que foi instaurado em cima do grupo. Vale dizer que esta lista priorizou as bandas dos anos 60 e 70, com poucas exceções, já que o próprio Tobias afirma que possui diversas outras influencias, sejam no metal dos anos 80, seja no pop, porém estas são as mais nítidas na sonoridade da banda.

No mais, julgue a banda pelo seu som, e não pela sua aparência, pois as bandas citadas nessa lista já te provam o contrario, não é mesmo?

 

Deixe uma resposta

Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
Texto por: Bruno Andrade No último Dia dos Namorados, Os Intrusivos disponibilizaram na internet uma versão punk rocker para o clássico “Eu Queria Dizer...
A banda paraibana Necrohunter anunciou o “Last Days”, seu segundo disco de estúdio. O trabalho, ainda sem data de lançamento e sucessor do “Hunters Curse”...
A banda pernambucana Pandemmy anda comemorando seus 10 anos de atividades com muitas produções....
Em entrevista ao portal Headbangers News, o frontman/baixista do Destruction, Schmier, revelou que é...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Sunday, 28-Apr-19 15:04:18 PDT. The current time is Friday, 23-Aug-19 19:16:45 PDT.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.