Forcaos: festival cearense divulga line up de sua primeira edição virtual; confira as bandas
16/07/2020 | Por
Forcaos 2020

Em 2020 os eventos presenciais precisaram se adaptar para o modelo virtual. Festivais por todo o mundo estão acontecendo no formato de lives e as bandas estão produzindo vídeos “versões quarentena” de suas músicas para poderem participar destas edições online, como o que ocorre no Roadie Crew Online Festival e em tantos outros. Em Fortaleza, o tradicional festival underground ForCaos aderiu também este modelo e decidiu manter sua edição de 2020 com os participantes gravando suas músicas de casa, ou de um estúdio. Vale lembrar que a atual fase de retomada econômica, imposta pelo Governo do Estado do Ceará, permite o funcionamento de estúdios de ensaio com os cuidados impostos pelos órgãos competentes de saúde.

Segundo o organizador e produtor executivo Amaudson Ximenes, na edição deste ano, cada banda terá até 15 minutos para se apresentar. Este modelo virtual permitiu que o festival aumentasse o número de participantes afim de preencher os dois dias de evento online. O ForCaos 2020 irá acontecer nos dias 30 e 31 de julho em seu canal oficial no YouTube. Confira as bandas participantes!

DESALMADO, Manger Cadavre?, Rematte, In No Sense, AnkerkeriA, Thrunda, Bull Control, Arcádia, Corja-Ce, Banda Lavage, D’inci, Lixorgânico, Pastel De Miolos, Obskure, Sinaya, Callamity, Hellhoundz, Inherence, Netuno Doom, Hatefulmurder, Paradise in Flames, Basttardz, Italo Azevedo, Banda Lemori, Pandemmy, Escrotos, Matakabra, Siege of Hate (S.O.H.), Réu Podre, Kamala, Scariotz, Terror Fetus, Crashkill, Caroá Jam, Realidade Encoberta, Apokrisis, Old Lamp, Godhound.

Ao todo serão 38 bandas dos mais diversos estados brasileiros. O horário do evento será divulgado nas próximas semanas!

Forcaos 2020
Cartaz de divulgação dos dias e da campanha no Apoia.se. (Foto: Divulgação)

Campanha no apoia.se

O ForCaos sempre foi um festival gratuito, salvo algumas raras exceções em que houve cobrança de um valor simbólico devido a ausência de patrocínio ou apoio público. A luta para realizar o festival anualmente é notória e, por conta disso, o festival ganhou ainda mais o respeito do público nos quatro cantos do Brasil. Hoje, praticamente todas as regiões conhecem o ForCaos e compreendem sua importância na manutenção da cultura underground cearense há mais de 20 anos. Com a diminuição gradual do apoio público na realização das últimas edições do festival, o mesmo passou a utilizar, em 2019, a ferramenta do Apoia.se como uma forma de conseguir um pouco de retorno financeiro, no qual é destinado exclusivamente para as bandas e para os profissionais envolvidos na realização do evento em si. Em 2020 será o segundo ano em que ForCaos usará novamente a ferramenta. “Todo o valor arrecado pelos doadores será destinado exclusivamente para as bandas, ajudando a amenizar os gastos que elas vão ter na gravação e produção das músicas que serão exibidas no festival”, conta Amaudson Ximenes, presidente da Associação Cultural Cearense do Rock.

Ajude o festival e as bandas independentes pelo link: apoia.se/forcaos2020

 

Oficinas

O festival sempre trouxe programações paralelas aos shows, e nesta edição online não será diferente. Em parceria com o Centro Cultural Belchior, as oficinas produzidas serão transmitidas no Instagram oficial do centro cultural (@centroculturalbelchior). Confira a programação completa a seguir!

30 de julho de 2020 (QUINTA) – 15H – Live Instagram
Oficina básica de registro, lançamento e distribuição musical independente.
Facilitador: Vinicius Araújo de Oliveira – Selo/Distro Vertigem Discos

31 de julho de 202 (SEXTA) – 15H – Live Instagram
Oficina – Gerenciando sua banda!
Facilitador – Jolson Ximenes

1º de agosto de 2020 (SÁBADO)
11H – Oficina Cantando Rock – Do planejamento ao palco – Live Instagram
Facilitadora: Claudine Albuquerque
15H – Oficina Fotografando Bandas – Do Show ao Retrato – Live Instagram
Facilitadores: Gandhi Guimarães e Vicente Ferreira
18H – Live Krenak

1 comentário

  1. Acompanho o festival desde o início, apesar de não ter ido á todas as edições. A que mais gostei foi a de 2009, quando trouxeram como headliner o grande TAURUS. Foi uma grande noite!! Ainda por cima teve aquela bela homenagem ao nosso querido e eterno Kiko Maiden, que me fez ir às lágrimas. Aquela noite ficou marcada pra mim.

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
O frontman da banda paraibana Necrohunter, Mauro Medeiros, nos enviou uma cópia do seu mais recente trabalho de estúdio. Com 11 faixas inéditas, o...
A banda de Hardcore/Metal Sudakah foi formada em 2018 na cidade de São Paulo (SP). Possuindo apenas 1 álbum lançado, o grupo traz em...
Riffs acelerados, bateria incontrolável, baixo pesado e um vocal com uma energia incrível, hoje...
Nova força do Heavy Metal cearense lança primeiro disco com inspirações na cultura pop...
Parceiros
extremo-metal-jampa
OSBOX
Siga o Detector de Metal