EPs | Sentir – Morto (Independente, 2020)
25/06/2020 | Por
Morto Banda

A banda Morto, Blackgaze Neocrust, surge em Natal, Rio Grande do Norte, no ano de 2018. Cantada em português a banda mistura dois gêneros novos no cenário de música extrema brasileira, apesar de serem gêneros de forte presença no exterior, tendo o blackgaze ganhado mais popularidade com a repercussão das bandas Alcest, Deafheaven e Katatonia, enquanto o neo crust, também conhecido como atmospheric crust, por mesclar a agressividade dos beats crosta, gutural abafado, sonoridade depressiva e muito bem ambientada. A Morto aborda temáticas pertinentes ao black metal shoegaze que procura uma saída musical na filosofia existencial e niilista.

 

Banda Morto
Banda Morto

Formada por Rafael Assunção no vocal e guitarra de preenchimento, também membro da banda crust Petard, e da banda grind, Espancando Cristo. Alex Duarte na Guitarra de solo, também membro da Open the Coffin, death metal enegrecido, contando com Luiz Felipe na bateria e Geovana que fortalece tocando baixo nas apresentações ao vivo da Morto.

Lançado em janeiro de 2020, o disco Sentir é o segundo trabalho a ser lançado pelo projeto Incubadora SOPRO, do selo SOPRO em Natal, sendo gravado nos estúdios Black Hole, Bodex Records e Mangueirão. A arte tanto do single como do full foram feitas por Garibaldi Soares.

 

Sentir - Banda Morto (2020)
Sentir – Banda Morto (2020)

 

O disco começa como a música do primeiro Single (2019), A Felicidade Dissolveu-se e Tornou-se Retrogosto. O arrastado e depressivo da música acompanha os d-beats familiares ao crust na linha de Tragedy, abordando a prisão pessoal, anulação de si mediante a dor, e aceitação daquilo que condiciona a felicidade, contando também com solos típicos do anteriormente falado blackgaze.

A segunda faixa Preso, e a terceira faixa Falsa Sensação Nostálgica, seguem na mesma linguagem sonora, com distorções de guitarra, ruídos sonoros, ecos, bateria descompassada, deixando evidente a pretensão de ser uma banda experimental que transcende as vertentes musicais, embora tenha bases bastante sólidas, referências musicais, e consistência com o gênero que propõe. A faixa Preso se torna rica também pelo som no background de matas e pássaros.

 

Banda Morto

A quarta faixa do disco, Ausente, inicia com post-black contrastando a ruídos tímidos de flauta indígena acompanhando o espaço de tempo entre uma batida e outra da bateria, solos melancólicos, vocal agressivo cantado tendo a ausência de felicidade como tema.

 

“A sua ausência nunca me fez falta/ O seu lado frio já me matou há muito tempo/Doce abismo de um vazio/ Apenas o vazio da sua ausência.”

E Encerra com a quinta e última faixa, O Máximo Volume do Silêncio, blackgaze puro, vocal limpo, solos e distorções. Mantendo a pertinência na proposta da banda embora nesta não haja influência do crust atmosférico.

Bandas com proposta similar a Morto temos a Les Discrets, Agalloch, Year No Light, Fall of EfrafaDown Fall of Gaia, e no Brasil a banda Ruína de São Paulo que embora tenha encerrado suas atividades após o lançamento do primeiro álbum Lustrum, foi umas das poucas bandas do gênero no Brasil.

 

Morto Mídias:

Bandcamp

Facebook

YouTube

 

TrackList:

  1. A Felicidade Dissolveu-se e Tornou-se Retrogosto

  2. Preso

  3. Falsa Sensação Nostálgica

  4. Ausente

  5. O Máximo Volume do Silêncio

 

Membros:

  • Rafael – Guitarra e Vocal
  • Alex – Guitarra e efeito
  • Felipe – bateria
  • Geovana – Baixo (ao vivo)

 

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
Faixa é o segundo single do álbum Consumed By Biomechanics, o primeiro da banda cearense Crashkill...
Banda ainda deve continuar na divulgação do The Battle of Somme, álbum lançado em dezembro de 2019...
O single Behind All The Consent ganhou um lyric vídeo, confira-o a seguir...
Metal em Português, contos de terror, influências, Batalha dos Guararapes e muito mais no...
Parceiros
extremo-metal-jampa
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: The user has not authorized application 1332798716823516.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 458
Please refer to our Error Message Reference.