EPs | I Counted Out The Waves – Beyond The Blue (Hammerhead Records, 2021)
20/12/2021 | Por

BEYOND THE BLUE

 

Mesclando bom humor e amor a música, o duo paulista de metalcore Beyond The Blue traz ao público seu mais novo EP intitulado de “I Counted Out The Waves”, sucessor do debut “Gaze At The Sky” de 2020. A banda tem como proposta trazer um metalcore regado a nuances obscuras e densas, mas também com momentos brincalhões e descontraídos, quebrando aquela noção do metaleiro sempre sério e mal encarado que parece nunca abrir um sorriso.

Mas não se engane, o que o trabalho tem de bom humor, tem de dedicação. A produção (assinada pelo guitarrista Andre Farsky) traz uma fúria sonora que fará suas caixas de som tremerem de tanto peso, com breakdowns extremamente intensos e berros quase desesperados do vocalista Gus Franco.

O trabalho possui 5 faixas, sendo a última um cover de ninguém mais, ninguém menos que Lady Gaga (sim, a polêmica e eclética cantora pop) que irei abordar com mais calma ao final deste texto. Um ponto a se destacar são as mesclas entre vocais guturais e limpos, onde Gus mostra uma ampla versatilidade e domínio de ambas as técnicas, empregando muita interpretação e sentimento em todas as suas linhas vocais e sabendo os momentos certos a se empregar cada estilo.

As linhas de guitarra de Andre também merecem muito destaque, não só pela produção e captação cristalinas e extremamente nítidas, mas também pelo contraponto perfeito entre melodia e peso (fator já mencionado na resenha de seu primeiro lançamento no ano passado). As linhas possuem seu peso e sua carga de força muito marcantes, mas não chegam sequer perto de soarem poluídas, chiadas ou sujas demais. Você escuta cada nota executada com muita claridade, como ver um quadro em full HD.

As linhas de bateria assumem o pseudônimo de Gad Thompson (mas foram programadas pelo próprio André) e apresentam também um ponto de equilíbrio muito forte, dessa vez entre um som artificial e ao mesmo tempo orgânico e muito condizente com a proposta do grupo. Os timbres utilizados contribuem muito para a intensidade sonora que as músicas trazem e quase ecoam a cada batida.

Como dito antes, o bom humor descontraído é um ponto muito presente na banda como um todo. Desde o videoclipe da música “Fear Of Change”, que traz um backstage hilário do clipe seguinte de “Image Of Sanctity” (este mais sério), indo de brincadeiras no set de filmagem até a jornada de um nuggets do McDonalds pela estrada. A própria “Purpose” apresenta essa faceta da banda ao encerrar com o clássico efeito sonoro de encerramento de um computador Windows, após uma massa sonora extremamente brutal.

E como falar de bom humor sem citar o fenomenal cover para a música “Mary Jane Holland” (piadas envolvendo o aracnídeo humano dos quadrinhos são dispensáveis) da diva pop Lady Gaga, que ganhou uma roupagem totalmente diferente, onde eu mesmo demorei a reparar que se tratava de um tributo a rainha dos Little Monsters até o próprio guitarrista do grupo me informar. A música não remete em nada ao R&B tradicional da sua versão original, soando como a versão da banda para esta faixa, onde o duo torna sua a música original e surpreende ao fazer um tributo tão improvável, porém tão consistente.

Um disco extremamente recomendado para os amantes de metalcore, Deftones e músicas com uma aura nova, um respiro para a seriedade tão densa que o metal apresenta há décadas. Se você quer um som forte, original, seguro de sua proposta e sem medo de ousadias, que bota a cara a tapa, esse é o disco. Mais um grande lançamento da gravadora Hammerhead Records, que vem trazendo pérolas cada vez mais interessantes para o estilo e que provavelmente ainda fará muito barulho daqui pra frente.

Lineup:
André Farsky (guitarra e produção)
Gus Franco (vocal)
Gad Thompson (bateria – programada)

Tracklist:
1 – Image Of Sanctity
2 – Fear Of Change
3 – Glass Mannequin
4 – Purpose
5 – Mary Jane Holland (Lady Gaga cover)

OUÇA O DISCO NO SPOTIFY
Siga a banda no Instagram
Siga a gravadora Hammerhead Records no Instagram
Siga a gravadora Hammerhead Records no Youtube

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
"Doom of the Living Dead" foi lançado através de parceria com o selo Fallenin77.co...
A banda gaúcha Fighter acaba de lançar em seu canal oficial no YouTube o clipe da faixa “Premonição”, presente em seu mais recente trabalho...
O power trio paulistano Cosmic Rover, formado atualmente por Edson Graseffi (vocal e bateria,...
Há alguns meses foi publicado um vídeo no canal do Detector de Metal onde...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: The user has not authorized application 1332798716823516.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 458
Please refer to our Error Message Reference.