David Gilmour arrecada U$ 21 milhões em leilão e doa o dinheiro para ONG ambiental
02/07/2019 | Por
David Gilmour in concert at The Royal Albert Hall, London, Britain - 23 Sep 2015

O ex-guitarrista e letrista da banda Pink Floyd, David Gilmour, 73, doou mais de 120 guitarras de sua coleção pessoal para o leilão na Christie’s, em Nova Iorque. O evento ocorreu no dia 26 de junho e a arrecadação total das guitarras chegou a 21 milhões de dólares.  “Estou boquiaberto com o quão brilhantemente bem foi o leilão das minhas guitarras da noite passada. Todo o dinheiro irá financiar o trabalho vital da ClientEarth para combater a crise climática”, escreveu Gilmour, em sua página no Facebook.

“As mudanças climáticas são o maior desafio que a humanidade enfrentará e, dentro de alguns anos, os efeitos do aquecimento global serão irreversíveis. Como Greta Thunberg, ativista sueca do clima, de 16 anos, disse em um discurso no início deste ano: ‘Ou escolhemos continuar como uma civilização, ou não’. A escolha é realmente simples: precisamos de um mundo civilizado que continue para todos os nossos netos e em que, essas guitarras possam ser tocadas e as músicas possam ser cantadas”, completou o músico.

Entre as guitarras leiloadas estava a The Black Strat.

A Black Fender Stratocaster de 1969 de David Gilmour conquistou seu lugar na história do rock’n’roll. Conhecida como ‘The Black Strat’, a guitarra foi comprada em 1970 na Manny’s na West 48th Street, em Nova Iorque, e tornou-se o instrumento mais identificado do cantor e compositor dos Pink Floyd ao longo de quase 50 anos. Entre 1970 e 1986, The Black Strat foi a principal guitarra de concertos e gravação utilizada por Gilmour e foi fundamental para o desenvolvimento do som do Pink Floyd.

Ela foi utilizada nas gravações de álbuns de referência, como a obra-prima de 1973, The Dark Side of The Moon, que inclui a faixa Money e é geralmente considerado como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Foi usada ainda em Wish You Were Here (1975), que inclui a faixa Shine on You Crazy Diamond , que Gilmour revela ter ‘saído da’ The Black Strat; em Animals (1977); e no The Wall (1979), que inclui o lendário solo de guitarra de Gilmour em Comfortably Numb”, descreveu a casa de leilão.

Os instrumentos lendários estarão à mostra em uma exposição e podem ser vistos aqui. Confira a baixo o vídeo em que Gilmour fala sobre o caso.

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
O frontman da banda paraibana Necrohunter, Mauro Medeiros, nos enviou uma cópia do seu mais recente trabalho de estúdio. Com 11 faixas inéditas, o...
A banda de Hardcore/Metal Sudakah foi formada em 2018 na cidade de São Paulo (SP). Possuindo apenas 1 álbum lançado, o grupo traz em...
Riffs acelerados, bateria incontrolável, baixo pesado e um vocal com uma energia incrível, hoje...
Nova força do Heavy Metal cearense lança primeiro disco com inspirações na cultura pop...
Parceiros
extremo-metal-jampa
OSBOX
Siga o Detector de Metal