CDs | Seja Bem Vindo De Volta Pra Cruz – Sangue De Bode (Xaninho Discos, 2021)
21/12/2021 | Por

Antes de dar início a esta matéria, gostaria de contextualizar a você querido leitor (mesmo que sem sua permissão ou vontade) como este curioso e fenomenal grupo surgiu em meu repertório de grandes novidades nacionais. Lembro-me claramente de ser um pacato fim de semana de bebedeiras com meus queridos amigos e colegas de banda, onde fazíamos o que qualquer jovem headbanger no auge de seus 18/19 anos faz de melhor (beber igual a um fusca e ouvir discos e papeando sob as poucas estrelas que o céu de São Paulo permite) quando, em meio a pilha repleta de Iron Maiden, Bathory e Cannibal Corpse, surge um CD curioso e novo aos meus olhos. Curioso pergunto ao Danilo (guitarrista da minha banda e dono do petardo em minha frente) sobre o que se trata, ele me diz extasiado que havia acabado de conhecer e comprar o disco e estava viciado no som, que era um mix de todo o tipo de metal extremo que ele já havia ouvido. Ao botar para rodar em meu pequeno e humilde radinho a pedrada extrema chamada “A Sombra Que Me Acompanhava Era A Mesma Do Diabo”, até então recém lançada, fiquei assustado e surpreso com a intensidade daquela massa sonora macabra e soturna. Quis ouvir e devorar aquele disco cada vez mais enquanto tomávamos uma boa cerveja não tão gelada. Assim, amigos, inicio minha opinião quanto ao novo lançamento do grupo, o igualmente visceral “Seja Bem Vindo De Volta Pra Cruz”.

Marcando a parceria do grupo com a Xaninho Discos (gravadora que tem trazido a luz – ou a escuridão – ótimos títulos, muitos já apresentados por aqui), o segundo trabalho de inéditas da banda carioca é um excelente sucessor de sua estreia e continua o legado sombrio e macabro de seu antecessor. A sonoridade é intensa e, como já dito, assustadora. O disco traz uma atmosfera macabra tão densa que traz uma sensação de medo semelhante a de ouvir um filme de terror sozinho a noite.

A forma berrada que Verme “profanamente” agoniza ao microfone junto com o timbre sombrio das guitarras, um baixo estalado e bruto e uma bateria no volume certo, que traz a metralhadora precisa para toda a massa sonora citada, somados com arranjos atmosféricos, resultam em um disco que emula todo o medo e aflição que uma historia de horror pode trazer. A forma como a banda compõe suas letras e escolhe seus títulos me remete muito a lendas sombrias brasileiras e também aos filmes do saudoso Zé Do Caixão (como o clássico “A Meia Noite Levarei Sua Alma”, que é altamente recomendado). O disco traz temáticas sobre morte, violência, religião, profanação e entidades soturnas, e soa como uma lenda folclórica assustadora transcrita em forma de música sinestésica.

Ainda estou com certa dificuldade em caracterizar o som do grupo, que apresenta em um perfeito equilíbrio uma mistura entre black metal, grindcore e death metal, possuindo inúmeras características de todos esses estilos formando uma única massa atmosférica e chocante que honra todo o passado do metal extremo e abre alas para um grandioso futuro para o gênero.

Recomendo a todos os amantes do metal extremo e principalmente para aqueles que querem sentir algo além da música, para aqueles que querem sentir uma presença maligna ao seu lado após ouvir os 41 minutos de uma missa negra regada a urros de desespero e blasfêmia que vão além do satanismo clichê. O disco traz algo realmente marcante e forte, um filme de terror sonoro da melhor qualidade possível.

Lineup:
Verme – Vocal e guitarra
Nekrose – Guitarra
Sinuê – Bateria
Zé – Baixo

Tracklist:
1 – Necroprimata
2 – O Homem Que Virou Um Cadáver
3 – Deus Subterrâneo
4 – A Celebração
5 – Dez Furos Na Cabeça
6 – Ando Esquisito e Meio Doente
7 – O Habitante Da Sua Mente Cinza
8 – A Seiva, O Sangue e o Ruído
9 – O Ruído
10 – Servo Das Tênias
11 – Tua Casa é a Fossa
12 – Instrumento De Mensagens Estranhas
13 – A Última Noite Ainda Vivo
14 – Cristo – Hímen
15 – Seja Bem Vindo De Volta Pra Cruz

OUÇA O DISCO NO SPOTIFY

Siga a banda no:
Facebook
Instagram
Youtube

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
"Doom of the Living Dead" foi lançado através de parceria com o selo Fallenin77.co...
A banda gaúcha Fighter acaba de lançar em seu canal oficial no YouTube o clipe da faixa “Premonição”, presente em seu mais recente trabalho...
O power trio paulistano Cosmic Rover, formado atualmente por Edson Graseffi (vocal e bateria,...
Há alguns meses foi publicado um vídeo no canal do Detector de Metal onde...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: The user has not authorized application 1332798716823516.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 458
Please refer to our Error Message Reference.