CDs | Ninho De Rato – Surra (Cadeia Records, Läjä Records, 2021)
16/02/2022 | Por

2021 foi um ano que trouxe os mais variados lançamentos, definitivamente foram 365 dias dedicados a provar de uma vez por todas para a massa mesquinha e conservadora da crítica e consumo musical que ainda se faz música de qualidade aos baldes! Com os santistas do Surra não foi diferente, o trio já é figurinha marcada aqui no site e com certeza é um dos nomes mais expoentes da cena underground brasileira! A notoriedade conquistada pelos 3 mosqueteiros da Baixada Santista é de orgulhar até o brasileiro mais desacreditado.

Seu último lançamento intitulado “Ninho De Rato” é um diferencial da discografia da banda, com produção assinada por Leeo Mesquita (vocal) e cia, espanta ver como o Surra soube ser tão articulado e potente em um trabalho de tão curta duração, afinal o disco possui apenas surpreendentes 10 minutos de duração! Como se o tempo de execução extremamente enxuto já não fosse espantoso, o grupo ainda consegue se superar dentro do próprio marco e apresenta uma seleção de 12 músicas onde apenas uma passa do primeiro minuto de duração, que é exatamente a faixa de encerramento “Convivência”, cover da banda Cruel Face, que possui seus ríspidos 1:14, carimbando uma obra onde todas as anteriores marcam uma média de 40 a 50 segundos!

Mas não deixe seu susto pela curta duração falar mais alto que sua curiosidade! Afinal, mesmo tão compacto e fazendo juz a expressão “Pokas Ideia”, o disco consegue trazer uma maleabilidade musical tão surpreendente quanto sua velocidade. As músicas irão trazer o mix mais equilibrado e inspirado de Thrash Metal, Punk Rock, Hardcore e Grindcore, indo de metralhados blast-beats a brutos break-downs, com mudanças melódicas sagazes e uma construção sonora muito criativa.

Mas inspirações musicais a parte, o disco também marca pela sua forte mensagem, que é tão direta quanto qualquer golpe certeiro no queixo ou uma luta do Mike Tyson no seu auge. O momento não poderia ser o mais oportuno para um trabalho como esse: A crescente onda negacionista, a volta do país ao mapa da fome e o genocídio programado pelo governo federal são uma bandeja farta para o estômago de compositores ácidos que estão transbordando de críticas e protestos que precisam ser expressados aos berros e sem entrelinhas ou engasgos.

A mensagem é clara: Vivemos em um país pobre, podre, comandado por uma onda fascista e que despreza sua historia, minorias e qualquer assunto que não agrade o cidadão de bem e sua ética moral frágil. Pode-se apostar que esse disco estará sendo analisado futuramente da mesma forma que clássicos como “Cálice” de Chico Buarque é revirada de cabo-a-rabo hoje para se entender como os longínquos (porém assustadoramente exaltados) tempos ditatoriais se refletiam nas classes tidas como vagais e perigosas aos bons costumes da família tradicional (ops, acho que já ouvimos discurso parecido a pouco…).

Feito para chacoalhar aquele que ainda se nega a crer que o barco está afundando, “Ninho De Rato” é o reflexo do Brasil bolsonarista, sem mais, nem menos, sem gaguejar, sem cortes, a verdade nua e (extremamente) crua berrada e vinda como um direto pelo trio ácido de Santos é indicada a todos que buscam brutalidade, ódio e indignação aos baldes.

Tracklist:
1 – No Lixo
2 – Motor da História
3 – Guerra Suja, Bolso Cheio
4 – Acreditam em Tudo
5 – Ninho de Rato
6 – Hang The Pope (Nuclear Assault)
7 – Caso Perdido
8 – Trabalhe Até Morrer
9 – Roendo o Osso
10 – Brasileiro, Otário e Triste
11 – Ódio S/A
12 – Convivência (Cruel Face)

Lineup:
Leeo Mesquita – Vocal, guitarra e produção
Victor Miranda – Bateria
Guilherme Elias – Baixo e voz

SIGA A BANDA:
Bandcamp
Facebook
Youtube
Instagram
Site oficial

OUÇA NO SPOTIFY

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
A missão de Thaís Lyrica em seu EP de estréia “ECILA” é aliar magia a conceitos retrofuturísticos visando dar vida ao metal melódico do...
  Pandemia perto do fim e a Rygel segue produzindo material! A bola da vez se chama “The Struggle”, sobre “a estória de um...
  A SQQ Rockids é uma banda de rock voltada ao público infantil e...
“Wild Kiss” mescla de hard rock, blues e funk americano, e vídeo dirigido por...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal