CDs | Gates Of Midnight – The Anmer (Crossoverbr, 2021)
16/12/2021 | Por

Apresentando uma mescla de hard rock, stoner e progressivo, o grupo paulista The Anmer lançou recentemente nas plataformas digitais a regravação de seu primeiro trabalho “Look At Midnight” (2018). O álbum tem título de “Gates Of Midnight” e traz mudanças na formação e um refinamento sonoro por parte do vocalista, guitarrista e líder da banda Pedro Zomer, que produziu, arranjou e mixou o trabalho todo em seu estúdio Zomer Records.

O disco sai após uma serie de singles que antecederam o lançamento, preparando o fã para o que viria a seguir com uma nova roupagem. Trazendo uma massa sonora forte que remete a uma mescla entre Deep Purple, Jethro Tull, Uriah Heep, Black Sabbath e King Crimson, o álbum traz uma experiência única que deve ser apreciada com calma, de fones de ouvido ou com boas caixas de som, trazendo nuances cuidadosamente criadas para a imersão ao trabalho ser sentida no seu nível máximo.

Os trabalhos de guitarra e baixo são extremamente harmoniosos, soam de forma muito agradável e ajudam a narrar a história sendo contada, regada a uma base de teclados que não rouba a cena em nenhum momento, mas cria toda argamassa que irá sustentar a ambientação do som e gerar a atmosfera que as músicas se propõe a passar. Destaque também para as linhas de bateria de Gabriel Belato, que soube executar passagens técnicas e complexas sem em nenhum momento soar maçante ou parecer que está masturbando alguma técnica virtuosa. Cada batida está em seu devido lugar e em seu devido momento. O mesmo vale para a banda como um todo, todas as passagens instrumentais e vocais possuem um contexto e linearidade, seguindo uma narrativa sonora coesa e viajante.

As linhas vocais de Pedro são algo a ser destacado também, pois são passagens extremamente sóbrias (no melhor sentido), também não apresentando exageros “operísticos” (não que isso seja um demérito, eu seria hipócrita se o considerasse assim). Cada melodia vocal encaixa perfeitamente a cada momento sonoro, somando na viagem musical do disco.

Um destaque que posso fazer quanto a todo esse passeio místico é a faixa “Mother’s Love”, inteiramente instrumental e guiada principalmente pelas linhas de teclado e piano. Uma faixa épica e emocionante, que é digna de ilustrar sonoramente um musical de alto calibre e preparando o ouvinte para a faixa seguinte, colada na anterior, “Find This Real Thing About Love”. A introdução mágica possui um significado muito forte para Zomer e toda a carga pessoal dela se traduz na bela melodia, que compartilha com quem a escuta todos os sentimentos que o compositor guardava ao cria-la.

A capa é um ponto do qual gostaria de destacar, pois pela primeira vez nesses dois anos que estou escrevendo aqui no site estou resenhando um álbum cuja capa foi feita por mim (aos que não sabem, trabalho com design gráfico e ilustração, principalmente para bandas). Fiquei extremamente honrado com o convite de Pedro para criar a arte, cuja inspiração principal foram os portões de Moria (Senhor Dos Anéis). Decidi adicionar elementos de magia e fantasia ao redor, usando como influências artistas como Derek Riggs (Iron Maiden), Mark Wilkinson (Marillion) e Roger Dean (Yes), com figuras encapuzadas misteriosas guardando os “portões da meia noite”, que levam para um mundo místico desconhecido, onde o curioso ouvinte conhecerá ao ouvir o disco. A arte foi feita inteiramente com tinta acrílica sobre o papel Canson.

Extremamente indicado aos desbravadores da música experimental, aos amantes do hard rock e progressivo dos anos 1970 e seguidores de bandas como Deep Purple, Uriah Heep e Black Sabbath. O disco é uma carta de amor a música e foi concebido por pessoas que respiram a criação artística sonora. Feito para ser degustado com atenção e com bons aparelhos sonoros, para assim mergulhar em uma fortíssima imersão musical.

Tracklist:
1 – Gates Of Midnight
2 – Look At Midnight
3 – Nobody, Somebody
4 – Keep The Peace
5 – Mother’s Love
6 – Find This Real Thing About Love
7 – Death (Mann)
8 – Seidr

Lineup:
Pedro Zomer – Vocal, guitarra, arranjos, letras e produção
Gabriel Belato – Bateria
João Baroni – Baixo
Leonardo Bomche – Guitarra
Bruno Barletta – Teclado, Piano

OUÇA NO SPOTIFY

Siga a banda no:
Instagram
Facebook
Youtube

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
"Doom of the Living Dead" foi lançado através de parceria com o selo Fallenin77.co...
A banda gaúcha Fighter acaba de lançar em seu canal oficial no YouTube o clipe da faixa “Premonição”, presente em seu mais recente trabalho...
O power trio paulistano Cosmic Rover, formado atualmente por Edson Graseffi (vocal e bateria,...
Há alguns meses foi publicado um vídeo no canal do Detector de Metal onde...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: The user has not authorized application 1332798716823516.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 458
Please refer to our Error Message Reference.