CDs | Cleopatra VII – Medjay (MS Metal Records, 2022)
26/04/2022 | Por

Abordar o antigo Egito como temática foi um ótimo sucesso nos anos 80, quando os mestres do Iron Maiden lançaram o absoluto clássico “Powerslave” em 1984. Foi a primeira coisa que pensei quando parei para escutar o segundo trabalho de inéditas do grupo mineiro Medjay (nome dado ao antigo povo que habitou a região da Núbia e Sudão famoso por sua militarização) chamado “Cleopatra VII”. Logo de cara já me chamou a atenção pelo nome do trabalho, afinal, poucos são os que enfatizam que já existiram exatamente 7 rainhas egípcias chamadas Cleopatra, sendo a sétima (e última) a mais conhecida e abordada pela cultura pop.

O trabalho dos mineiros já vem chamando minha atenção desde o início da pandemia, quando tive mais contato com a cena de metal melódico brasileira como um todo. Seu som traz algo muito semelhante ao que a banda Vikram ja tem feito, incrementando instrumentos orientais e grandiosos coros vocais (que remetem muito a grandes exércitos) no já tradicional metal sinfônico e melódico.

Este segundo trabalho traz um passo a frente do primeiro no que se trata de temática e imersão sonora. Enquanto o anterior “Sandstorm” de 2020 me trouxe a sensação de cautela por se tratar de uma estréia, “Cleopatra VII” já mostra toda a capacidade instrumental e lírica do grupo, que não teme em ousar com instrumentos orientais típicos e passagens quase progressivas no decorrer do trabalho.

Outro grande destaque são as ótimas participações especiais. A música “Ankhesenamon” conta com a angelical voz da jovem revelação Ana Clara Mafra (que recentemente lançou seu primeiro single “Prayer From Your Angel”), enquanto “Sarcophagus” traz a incrível dupla May “Undead” Puertas (Torture Squad) e Guilherme De Siervi (Ex-Vikram), trazendo vozes extremamente potentes e brutais. Outra grata supresa foram nas faixas “Cleopatra VII” e “The Magic Of Isis” que contou com participação de Oula Al Saghir, cantora síria que veio refugiada para o Brasil devido as guerras em seu país e acabou fazendo sua carreira por aqui mesmo, em uma linda história que recomendo a pesquisa!

O disco nos traz uma forte imersão no oriente médio, ele soa como uma trilha sonora heavy metal de um filme épico (ou de uma partida de RPG para os nerds de plantão) e faz você viajar por cenários mágicos de guerreiros egípcios e colossais pirâmides, com seus faraós jazendo em dourados sarcófagos repletos de riquezas e hieróglifos.

Extremamente recomendado para amantes de música épica, metal sinfônico e experimentações com instrumentos diferentes do usual na musica ocidental. Repleto de referências históricas ao antigo Egito, se você quer se surpreender com uma banda extremamente inspirada, esse é o seu disco!

OUÇA NO SPOTIFY

Tracklist:
1 – Stargate
2 – Shemagh In Blood
3 – Warrior People
4 – Mask Of Anubis
5 – Osiris And Seth
6 – Cleopatra VII (Feat. Oula Al Saghir)
7 – The Magic Of Isis (Feat. Oula Al Saghir)
8 – Sarcophagus (Feat. May “Undead” Puertas e Guilherme De Siervi)
9 – Ankhesenamon (Feat. Ana Clara Mafra)
10 – Book Of The Dead
11 – Return Of The Medjay
12 – The Boat Of Ra

SIGA A BANDA NO
Facebook
Instagram
Youtube

 

 

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
A missão de Thaís Lyrica em seu EP de estréia “ECILA” é aliar magia a conceitos retrofuturísticos visando dar vida ao metal melódico do...
  Pandemia perto do fim e a Rygel segue produzindo material! A bola da vez se chama “The Struggle”, sobre “a estória de um...
  A SQQ Rockids é uma banda de rock voltada ao público infantil e...
“Wild Kiss” mescla de hard rock, blues e funk americano, e vídeo dirigido por...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal