CDs | Canções de Amor – Os Intrusivos (2019)
21/08/2019 | Por

Texto por: Bruno Andrade

No último Dia dos Namorados, Os Intrusivos disponibilizaram na internet uma versão punk rocker para o clássico “Eu Queria Dizer Que Te Amo Numa Canção”, popularizado na voz de Fernando Mendes. Mais que uma celebração da data, o quarteto de punk rock alencarino estava nos dando um vislumbre do que estava por vir em seu próximo disco, sucessor de “Psicose e Depressão” (2016).

A espera pelo novo trabalho não precisou ser muito longa e, no dia 18 de agosto, Os Intrusivos liberaram, no YouTube, as nove faixas do segundo álbum do grupo, intitulado “Canções de Amor”. O título não é sarcástico e as faixas realmente refletem isso por meio de uma cuidadosa e acertada seleção de covers com joias do cancioneiro popular brasileiro: de Jerry Adriani a Benito di Paula, passando por Leandro & Leonardo e pelo saudoso “REIginaldo” Rossi. A proposta do grupo buscou dar uma capa de punk rock 77 para canções populares e consideradas por muitos como sendo bregas, a exemplo de “És meu Amor” e “Coração de Papel”.

Seguindo o caminho trilhado por outras bandas de punk que investiram em versões de músicas populares (vide Ramones tocando “Do You Wanna Dance” ou os gaúchos do Tequila Baby executando “Ciúme de Você”), Os Intrusivos obtém um registro sólido, bem gravado e que tem tudo para se tornar um marco na carreira do grupo, que conta com quase oito anos de atuação. Do ponto de vista dos arranjos, a estética “ramonesca” está lá: guitarra, baixo e bateria. Nos vocais, Berg Intrusivo reina absoluto, com pouca (ou quase nenhuma) utilização de dobras e backing vocals, feitos pelo baixista Ricardo César. Acostumado a emular os maneirismos de Joey Ramone, Berg saiu da sombra do mestre e se arriscou a dar uma interpretação autoral que soou emotiva, precisa e confortável. A introdução de alguns teclados encorpou as harmonias e deu aquela pitada brega necessária.

O disco é bastante equilibrado, as versões deram um punch mais intenso para letras melancólicas e os destaques positivos ficam para a metade do disco, que traz de uma lapada só “És Meu Amor”, “Eu Queria Dizer Que Te Amo Numa Canção” e “Coração de Papel”. Vale destacar que o projeto foi gravado pelo Eduardo Madeira, nos estúdios do Cuca Mondubim. Sim, um espaço público aberto e gratuito para a produção musical da juventude. Sem dúvida, uma iniciativa louvável e que não encontra precedentes na história recente da nossa cena musical. Enfim, se você está querendo fazer aquela média com os sogros que curtem brega e Jovem Guarda, animar aquele churrasco de domingo ou simplesmente garantir uma trilha sonora pra roer e tomar umas, “Canções de Amor” d’Os Intrusivos é o disco pra você.

Álbum: “Canções de Amor” (2019)
Banda: Os Intrusivos (Fortaleza/CE)

Tracklist
1. Não Creio em Mais Nada (Paulo Sérgio)
2. Ritmo de Chuva (Demétrius)
3. Era Domingo (Reginaldo Rossi)
4. És Meu Amor (Jerry Adriani)
5. Eu Queria Dizer que te Amo Numa Canção (Fernando Mendes)
6. Coração de Papel (Sérgio Reis)
7. Temporal de Amor (Leonardo)
8. Amigo do Sol, Amigo da Lua (Benito di Paula)
9. Tive Tanta Confiança (José Ribeiro)

Encontre Os Intrusivos nas “Interwebs”
Instagram | Facebook | Spotify

cancoes-de-amor-os-intrusivos

1 comentário

Deixe uma resposta

Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
Em entrevista ao The Sun, Ozzy Osbourne confirmou que um novo álbum está sendo preparado. Ainda segundo o vocalista, o projeto é “o melhor...
O falecimento de Andre Matos no último dia 8 de junho não impediu o Shaman de continuar com os trabalhos. Mesmo que muitos tenham...
Após o retorno da 30ª edição do maior festival de heavy metal do mundo,...
A banda cearense Omminous, formada no final do ano passado por músicos experientes de...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Sunday, 28-Apr-19 15:04:18 PDT. The current time is Thursday, 19-Sep-19 16:02:25 PDT.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.