CDs | Ana Jansen – Facing Fear (2019)
25/04/2019 | Por
Facing Fear

Facing FearA banda carioca de Heavy Metal Facing Fear lançou nessa quinta feira (25) em todas as plataformas digitais, seu primeiro álbum, chamado Ana Jansen, trazendo como temática principal a famosa lenda de São Luiz do Maranhão, cidade natal do baterista Vall Maranhão.

A capa do trabalho, assinada pelo artista plástico Eduardo Untura, mostra a carruagem da lenda saindo dos portões do Cemitério do Gavião. A lenda conta a historia de Ana Jansen, uma dona de escravos que, devido a sua crueldade, foi condenada a vagar eternamente pelas ruas maranhenses nas madrugadas de quinta para sexta em sua carruagem com cavalos sem cabeça. A arte remete muito a clássica “Abigail” da banda King Diamond, assim como as capas do Iron Maiden que foram assinadas pelo artista Derek Riggs. A capa do disco da banda carioca foi feita a mão por Eduardo e seu processo de criação pode ser visto no canal oficial da banda no Youtube.

 

Cemitério do Gavião em São Luiz do Maranhão, cenário que inspirou a capa do álbum.

 

O disco tem a sonoridade crua e pesada dos álbuns clássicos de Heavy Metal feitos nos anos 1980, sem muitos requintes de produção e com um som “tosco” (no melhor sentido) que remete a época em que o metal não era focado na melhor qualidade de áudio, e sim de musica (não que focar em uma boa qualidade sonora seja negativo, mas a musica sempre vem em primeiro lugar). É o primeiro lançamento da banda em que todas as letras (com exceção da faixa-titulo) são em inglês. O disco contém uma regravação de “I Wanna Play The Sound”, presente no primeiro EP da banda “Lutaremos Pelo Metal” de 2017.

Os Riffs de Raphael Dantas estão mais maduros, com grandes solos e melodias dignas de serem apreciadas com atenção, pois são repletas de feeling e amor, onde você sente que o guitarrista certamente estava com um sorriso no rosto enquanto gravava. As influencias de grandes mitos como Dave Murray, Eddie Van Halen e Chris Holmes são mais que claras e fortes.

A voz de Terry Painkiller também amadureceu em relação ao primeiro EP (“Lutaremos Pelo Metal” já resenhado aqui no site), onde ele diminui os agudos e prioriza o prolongamento de vogais, drives, backing vocals marcantes e maior projeção vocal. Sua linha de voz está remetendo muito Bruce Dickinson, King Diamond, Chris Boltendahl  e Rob Halford. É possível imaginar toda a performance ao vivo quando se escuta ele cantando as musicas mais lentas do disco.

Vale destacar a presença de teclados em algumas musicas, algo até então inédito na carreira da banda e que certamente somou muito na sua sonoridade, trazendo para o álbum uma atmosfera muito marcante e forte nas passagens em que se faz presente, dando um clima épico e tenso e enchendo ainda mais o instrumental das musicas, junto com dedilhados que ecoam nas caixas de som, trazendo uma sonoridade única.

Certamente é um disco feito por quem ama Heavy Metal, para quem ama Heavy Metal, honrando os grandes mitos do passado e abrindo portas para novos talentos, pois só valorizando os artistas novos que o movimento se manterá firme e forte. A banda certamente estará fazendo shows cada vez maiores após esse lançamento!

 

lineup:

Terry Painkiller – vocal

Nath Souza – baixo

Raphael Dantas – guitarra e teclados

Vale Maranhão – bateria

 

tracklist:

  1. Hell’s Killer
  2. Tragedy / The Lonely Soldier
  3. Until the End
  4. I Wanna Play the Sound
  5. Run For My Life
  6. Calling Me
  7. War of Lies
  8. Snow Witch (Yuki-Onna)
  9. We Are Facing Fear
  10. Ana Jansen

 

 

 

Deixe uma resposta

Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
Banda radicada em Los Angeles conta com Julio Federici (King of Bones) e Mika Jaxx (Sioux 66 e React) Criada em Los Angeles (EUA)...
Banda aposta no power metal clássico em álbum de estreia, “Kill Your Ghosts” A banda de power metal Trend Kill Ghosts, formada em 2018...
‘Becoming Prey’ é o quarto vídeo ao vivo extraído do debut, “We Are” Gravado...
Mais do que nunca, o ano de 2019 marca o levantamento de bandeiras pelos...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Sunday, 28-Apr-19 15:04:18 PDT. The current time is Friday, 24-May-19 00:52:50 PDT.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.