Bandas | Hellhoundz: um super grupo compromissado com o heavy metal clássico
30/07/2020 | Por

Nova força do Heavy Metal cearense lança primeiro disco com inspirações na cultura pop e em uma batalha da primeira guerra

Apontada como um “Super Grupo”, a banda Hellhoundz chegou em 2016 de forma cautelosa no cenário, mas não demorou para conquistar a admiração e o respeito de muitos headbangers nordestinos. Seu primeiro EP, que recebe o mesmo nome da banda, já foi apontado como um dos melhores trabalhos de 2018 e serviu como base para o primeiro disco completo que logo viria na sequência. O The Battle of The Somme chegou nas prateleiras das lojas de CDs em dezembro de 2019 trazendo faixas inéditas e também regravações de músicas já apresentadas no EP de 2018.

Baterista e mentor Rodrigo Magnani
Rodrigo Magnani durante as gravações do The Battle of The Somme. (Foto: Divulgação)

Criada a partir das sobras que o baterista Rodrigo Magnani guardava da Necromorten, sua antiga banda, a Hellhoundz tinha tudo para seguir a linha do thrash metal, mas acabou se consolidando nos moldes tradicionais muito por influência dos demais membros que entraram no começo do projeto. “Quando decidi montar uma nova banda autoral, pensei logo em chamar o João Júnior para os vocais. Como nós já tínhamos uma proximidade decorrente de uma banda cover do Iron Maiden que eu toquei, João logo aceitou o convite e está comigo até hoje”, revela o mentor e baterista Rodrigo Magnani. Outro músico que entrou no começo da Hellhoundz mas que gravou apenas o EP homônimo foi Tales Groo, que é o idealizador do projeto Total Eclipse, banda cover de Iron Maiden no qual Rodrigo fazia parte. Com estes três membros fanáticos pela banda inglesa, a Hellhoundz fortaleceu o seu DNA nos moldes da New Wave of British Heavy Metal, movimento inglês que aconteceu nos 80 e que entregou ao mundo bandas como Judas Priest, Saxon, Def Leppard, Diamond Head e, entre outras, a já citada Iron Maiden.

Quando Tales saiu da Hellhoundz para poder focar em sua outra banda, a Darkside, Rodrigo chamou Renan Magalhães para o outro posto de guitarrista. Joe Wilson, também guitarrista, e o baixista Augusto Oliveira fecham o quinteto e estão na banda desde o começo. E foi com essa formação que o grupo lançou, no final de dezembro de 2019, o The Battle of The Somme, um disco com nove faixas, sendo quatro delas resgatadas do primeiro EP, mas que aqui ganharam regravações.

Das músicas inéditas a banda apresentou When The Night Begins To Rise, que popularmente ficou conhecida como “A música do Batman”, por ter uma letra que faz referência ao herói da DC Comics e toda a sua mitologia. Os fãs de heavy metal, que em sua grande maioria também se identificam com o universo da cultura pop, encontram na faixa Desert Rider, também presente em The Battle of The Somme, o ápice da mistura destes dois universos. “Essa música vem do nosso primeiro EP, e nessa época eu tinha acabado de assistir o filme Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015. Eu me empolguei tanto com o filme, que isso acabou me ajudando na hora de fazer a letra pois as imagens ainda estavam muito forte na minha cabeça. Quem viu o filme vai logo identificar as referências do deserto, a corrida dos carros, e a própria luta pela sobrevivência também”, explica João Júnior, vocalista e autor da música. No canal oficial da Hellhoundz no YouTube há um lyric vídeo desta, e também de outras músicas.

The Battle of the Somme
Capa de The Battle of The Somme (Foto: Divulgação)

Além da cultura pop, a banda se inspirou em um momento histórico da humanidade para compor a The Battle of The Somme, faixa que além de dar título ao disco, finaliza a obra como chave de ouro. Em quase dez minutos de duração, a música aborda a histórica batalha de Somme, que aconteceu durante a primeira guerra mundial e envolveu a união de britânicos e franceses contra as forças alemãs. “Eu conhecia a história da batalha por já ter lido bastante sobre ela em diversos livros. Sempre gostei muito do tema de guerra e por isso ela veio fácil na minha cabeça. Eu estava com o violão e na hora já me veio a melodia, e a partir daí comecei a pensar na letra e na estrutura que ela ia ter”, revela o baterista Rodrigo Magnani. A música, além de ter um estilo de composição diferente das demais faixas do álbum, se destaca também pelo seu contexto histórico. “Quando você compõe algo sobre um fato real, é preciso fazer muita pesquisa para não escrever nada que fuja da realidade, e assim o fiz. Nessas horas a gente chega até a descobrir coisas novas, como por exemplo, o fato de Hitler ter participado da batalha, chegando a ser ferido”, explica Rodrigo. A faixa é bem épica e traz um tom de dramaticidade, ao mesmo tempo que apresenta elementos novos nunca antes explorado pelos músicos, como violão e o uso de corais para encorpar o refrão.

De 2016 até hoje, a Hellhoundz já marcou presença em cidades fora do Ceará. Em Teresina, no tradicional festival Bueiro do Rock, o quinteto cearense deixou sua marca e se consolidou como um dos maiores nomes do metal underground na atualidade. O Telha Rock em Iguatu também foi outro evento marcante por ter reunido vários headbangers da região do Cariri, uma região extremamente apaixonado por Heavy Metal. A cidade de Mossoró também já recebeu um show da Hellhoundz. Em agosto o grupo iria abrir um grande show que estava agendado para acontecer em Fortaleza, mas por causa da pandemia, o mesmo precisou ser adiado. A Hellhoundz irá abrir, no dia 28 de fevereiro de 2021, o show do Symphony X, um dos maiores expoentes do metal progressivo mundiais.

No Vida&Arte do O Povo

No dia 27 de Julho a banda foi destaque da página 3 do caderno Vida&Arte do Jornal O Povo, um dos maiores cadernos de cultura do nordeste. A matéria que você leu foi a mesma que foi publicada no jornal.

 

Deixe uma resposta

Apoiadores
Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
Evento será gratuito e transmitido em live pelo canal oficial do Forcaos TV no YouTube...
Single está disponível no canal oficial da banda no YouTube e antecipa debut, ainda sem data de lançamento...
O frontman da banda paraibana Necrohunter, Mauro Medeiros, nos enviou uma cópia do seu...
Parceiros
extremo-metal-jampa
OSBOX
Siga o Detector de Metal