Askencii e Lavage: Bandas aprovadas no Edital das Artes 2016
18/09/2016 | Por

Durante a semana foi divulgado o resultado do Edital das Artes 2016 de Fortaleza e alguns músicos que representam a nossa cena pesada foram contemplados com a aprovação de seus respectivos projetos. Ao todo, foram 486 projetos válidos inscritos, sendo 66 de Teatro, 39 de Dança, 23 de Humor, 38 de Artes Visuais, 25 de Fotografia, 52 de Audiovisual, 39 de Cultura Tradicional e Popular, 20 de Artesanato, 29 de Circo, 67 de Música, 58 de Literatura, 17 de Moda e 13 de Mídia Digital. Este ano, o Edital das Artes de Fortaleza ampliou para 13 o número de linguagens artísticas, que passou a contemplar Moda, Humor e Artesanato, além das categorias já mencionadas (a primeira edição do Edital das Artes em Fortaleza foi realizada em 2006, e contemplava sete linguagens artísticas). A edição 2016 inovou também ao destinar 20% do Orçamento para artistas iniciantes. De acordo com o Secretário de Cultura, Magela Lima, o objetivo é incentivar novos valores artísticos na cidade de Fortaleza. O Secretário destaca ainda que a partir de agora, o Edital das Artes deixa de ser uma política de governo e passa a ser política de Estado, com a aprovação da Lei 10.432/2015, aprovada em 22 de dezembro de 2015, que estabelece a obrigatoriedade de sua realização anualmente e sempre com orçamento igual ou maior ao anterior. Magela comemora ainda a ampliação orçamentaria, em 2016, de mais de 36% em relação ao último edital de seleção, realizada em 2011.

Veja o resultado do edital clicando aqui.

 

Entre os diversos projetos de música que foram aprovados no edital, vamos destacar as bandas Lavage e Askencii. A Lavage foi aprovada na modalidade (acredito que podemos chamar assim) Incentivo Circulação, já a Askencii foi aprovada na modalidade Artistas Iniciantes.

Ficamos muito felizes com a notícia, pois poderemos gravar nosso primeiro material físico e a oportunidade que o Edital das Artes de Fortaleza nos proporcionou, disponibilizando 20% do edital para artistas iniciantes, é única. Gostaríamos de agradecer, além da oportunidade que a Secretaria de Cultura de Fortaleza está nos dando, a ACR (Associação Cultural Cearense de Rock), pois lá aprendemos muito e é onde conseguimos suporte para continuar crescendo. Sabemos que ainda é o resultado preliminar, mas com tudo dando certo, logo teremos nosso EP em mãos.“, foi o que comentou o guitarrista/vocalista da Askencii, Júnior Vieira sobre o resultado preliminar. Conforme o músico relatou ao Detector de Metal, o resultado ainda é preliminar, mas acreditamos que devido à sua colocação ter sido a primeira, o EP da banda deve ser apenas uma questão de tempo. Boa sorte, rapazes!

 

Quem não ficou de fora também, foi a banda Lavage. Os músicos ganharam na modalidade Incentivo Circulação e em redes sociais, o vocalista Bruno Andrade se manifestou agradecido. “Vamos seguir fazendo zoada por aí, galera! Obrigado a todos que nos apoiaram, de maneira direta e indireta.“, comentou em sua página no Facebook.

Banda Lavage

 

O Detector de Metal deseja boa sorte aos músicos das duas bandas e torce para que tudo dê certo! Lembrando que não foram apenas estas duas bandas em destaque no edital. Em breve ainda lançaremos uma matéria comentando sobre mais projetos voltados pra música pesada, que tiveram aprovação 100% no Edital das Artes 2016. E que este edital sirva de incentivo para outras bandas cearenses, que estejam procurando formas de lançar os seus EP’s, Discos, DVD’s e etc. Quem tiver com dúvidas de como fazer, procure a ACR (Associação Cultural Cearense do Rock) para obter um melhor suporte quanto à isso.

Deixe uma resposta

Próximos Eventos
Ver todos os eventos
Leia Também
O Detector de Metal 28 traz uma menção à Andre Matos e sua importância no meu início dentro da música e também uma matéria...
A banda santista de thrash metal/crossover/hardcore Surra lançou no último mês o seu mais novo trabalho. O disco foi chamado de “Escorrendo Pelo Ralo”...
Detector de Metal conversou com o DESALMADO durante sua passagem pelo nordeste. Falamos dos...
Eu ia escrever essa matéria como notícia, mas achei que merecia um review aqui...
Parceiros
OSBOX
Siga o Detector de Metal

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Sunday, 28-Apr-19 15:04:18 PDT. The current time is Monday, 24-Jun-19 23:47:42 PDT.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.